Adorno de milkshakes e usado para facilitar a degustação das mais diferentes bebidas, os canudos de plástico estão no centro de uma campanha de preservação ambiental. No caso, o artefato é apontado como um grande poluidor.
A questão é que o polipropileno e o poliestireno, materiais dos quais geralmente são feitos os canudos, não são biodegradaveis. Quando descartados, tendem a ficar no ambiente, desintegrando em pedaços menores, que acabam sendo comidos por animais.
Segundo a campanha The Last Plastic Straw (o último canudo de plástico), só nos Estados Unidos são 500 milhões de canudos usados diariamente. O projeto foi criado para conscientizar a população sobre as consequências do uso do utensílio. A fundadora do movimento, Jackie Nunez, vive na baía de Monterey, na Califórnia, sobre uma espécie de santuário marinho chamado por biólogos de o Serengeti do mar – uma referência ao ecossistema africano. Lá, diz ela, são coletados nas praias cerca de 5 mil canudos descartados anualmente.
O item está entre os dez mais encontrados no International Coastal Cleanup Day, campanha californiana para a limpeza da costa. Não se sabe ao certo, mas diz-se que os primeiros canudos foram produzidos pelos sumérios, antiga civilização do sul da Mesopotâmia. Feitos de ouro e similares a uma bomba de chimarrão, eles eram usados para beber cerveja, provavelmente para evitar os subprodutos sólidos da fermentação que se acumulavam embaixo das garrafas. O canudo moderno, feito de papel, foi patenteado pelo inventor americano Marvin C. Ston em 1888.
Ele teve a ideia em um dia de verão em Washington, enquanto bebia um Mint Julep com um canudo de palha – em inglês, a mesma palavra, “straw”, serve para as duas coisas – canudo e palha. Em Portugal, o canudo é chamado de palhinha. O problema ambiental surgiu quando os canudos passaram a ser feitos de plástico, na década de 1950.
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/06/09/Por-que-o-uso-de-canudos-est%C3%A1-se-tornando-um-problema-global
© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.
Perfil Profissional