A Abrasel MS – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul realiza, pela primeira vez, a Mostra Gastronômica de Bonito de maneira on-line, com a participação de quatro chefs, que apresentarão receitas especiais, com aquele toque de cores, texturas e sabores regionais.
De 10 a 20 de novembro, os chefs apresentarão seus pratos no site do evento, ensinando o público a preparar suas delícias, sendo que o chefe André Nardo prepara seu delicioso Pintado à Urucum, publicado no dia 10, Sylvio Trujillo apresenta o preparo do Frango Glaceado no Tucupi, com publicação dia 13, no dia 17 é a vez do chef Leonardo Corradini, que mostrará o delicioso Risoto de Pequi com Frango Grelhado. E no dia 20, João Canto chegará com uma sobremesa especial, o Brownie com Castanha de Baru.
Para o presidente da Abrasel MS, Juliano Wertheimer, essa é uma ótima oportunidade de aproximar o público daquelas receitas especiais bem como valorizar a culinária regional. “Nosso objetivo é manter a tradição da Mostra Gastronômica de Bonito, e, nesse período de pandemia, nada melhor que utilizar o on-line para isso. Queremos aproximar as pessoas desse universo gastronômico, apresentando os sabores e mostrando a qualidade dos nossos chefs e suas receitas”.
Jonas Eduardo, Coordenador de Alimentos e Bebidas do Restaurante-escola Senac Terradaságuas falou sobre a importância do evento. “A Mostra Gastronômica de Bonito dissemina a cultura de nosso estado, pois gastronomia é de forma integral a própria cultura. Somos aquilo que comemos! Nosso Estado tem sabor e aromas singulares e a mostra gastronomia apresenta esses sentidos ao público em geral. Continuar a Mostra Gastronômica, mesmo no cenário atual, é muito importante, pois valorizar o que é feito em nosso estado fortalece as nossas raízes e economia.”
Matheus da Silva Oliveira, que é gerente regional do Sebrae MS, reafirmou a importância do evento on-line e a valorização da culinária regional. “A Mostra Gastronômica é uma ação que vai trazer credibilidade visibilidade, mostrando os pratos que são destaque da região e isso é muito importante, considerando o impacto sobre a atividade do turismo, especialmente em Bonito, que vive do setor. Então, toda e qualquer ação que gere visibilidade e estimule a vontade de conhecer a culinária da região vem para somar, principalmente nesse momento, que está passando, mas que ainda é de pandemia, e a Mostra vem num modelo totalmente diferente, que é o formato digital, já considerando os protocolos de biossegurança e isso já é uma temática futura. Foram quatro chefs escolhidos o que oferece uma boa visão de variedades em relação aos pratos típicos daqui e pratos que têm, claro, ingredientes específicos que vão tornar cada vez mais especial a culinária de Mato Grosso do Sul, em especial a de Bonito”.
Quem são os chefs
André Nardo – Formado pelo Le Cordon Bleu, em Londres, ele atua como chef executivo do Domus Bistrot e também em consultoria. Sua especialidade está na fusão da culinária européia, especialmente a francesa, com ingredientes regionais e nacionais. Ele vem com uma sobremesa especial, uma mistura ousada de sabores, o chocolate, queijo e framboesa, que é um cheesecake de chocolate Callebault 70% com coulis de framboesa.
Sylvio Trujillo – Gestor em alimentação por formação, está há 14 anos a frente das cozinhas e gestão do Marruá Hotel e Restaurante em Bonito. Iniciou a carreira em São Paulo, acumulou experiência em Genova – Itália e em cruzeiros marítimos no Mar Mediterrâneo. Pratica uma mescla entre a gastronomia clássica contemporânea e a rusticidade e riqueza pantaneira.
Leonardo Corradini – Formado em gastronomia pela UNIVALI/SC e com curso de comida italiana pela Scuola Dante Alighieri em Camerino/Itália. Passou por alguns restaurantes de renome em Balneário Camboriú e Itapema (SC), também chefiou bares e restaurantes em Campo Grande-MS. Hoje trabalha como docente de gastronomia no Senac Turismo & Gastronomia.
João Canto – Formado pelo Instituto de Gastronomia das Américas, com experiência internacional em restaurantes e eventos. Atua na cidade de Bonito com trabalhos de consultorias em bares e restaurantes. Participou de diversos festivais, entre eles o Bar em Bar e a de Mostra Gastronômica de Bonito que ocorreu durante o Festival de Inverno 2017, quando desenvolveu o prato vencedor.
Para assistir as receitas acesse: www.mostragastronomicabonito.com.br
Combate a violência
O evento conta com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Sebrae, Senac. Nos materiais de divulgação conta com a exposição das marcas do Disque 180 que visa incentivar a denúncia para combate a violência contra mulher e o disque 100 que é o canal de denúncias de violações de direitos humanos relacionadas a Crianças e adolescentes. Esta campanha espera alcançar mais de 10 mil de pessoas. –
Perfil Profissional