Esta semana, o blog Apetite de Luxo passou uma noite agradável no Fran’s Café. A cafeteria promoveu uma degustação da bebida que foi comandada pela barista e coordenadora de cafés da rede, Stella Gross.
Nestes últimos anos o consumo de café vem mudando e o paladar do brasileiro está cada vez mais apurado e exigente. Segundo dados da Associação Brasileira de Cafés Especiais o consumo de café gourmet cresce 15% ao ano, contra 3% do café tradicional no Brasil.
Stella Gross falou com exclusividade com o blog e confirmou essa tendência. “Hoje o consumidor sabe fazer essa diferenciação e tem acesso a diversas marcas no supermercado, o que não ocorria há alguns anos”, afirma a barista.
Durante a degustação, Stella explicou qual a diferença entre o café gourmet e o tradicional. Existem dois tipos de grão que originam a bebida: o arábica e o conilon. O arábica, que origina o café gourmet, é uma a espécie mais delicada, tem sabor suave, é mais aromático, menos adstringente, menor teor de cafeína e é cultivado em lugares altos. Já o café conilon é a espécie mais resistente às pragas, sabor mais amargo e maior teor de cafeína. “O café gourmet é feito 100% de grãos arábica, por isso é superior em qualidade, em sabor e possui menos cafeína do que o café feito com grãos conilon ou com mistura das duas espécies”, explica Stella.
Pudemos ter a experiência de preparar um café feito com coador de pano. Um verdadeiro mimo! Fazer uma xícara de café com um coador individual. Realmente um apetite de luxo!!!
Na verdade essa é a nova tendência, transformar a hora do cafezinho em um momento de prazer e requinte. Um truque ensinado pela barista é não deixar a água ferver e jogar aos poucos fazendo movimentos em círculos. Quanto mais rápido a água quente passar pelo pó menos cafeína terá a bebida, ou seja, os cafés feitos em máquinas têm menos cafeína que os caseiros feitos com coador.
Também pudemos operar uma máquina profissional de café. Outra curiosidade revelada por Stella é que quanto mais concentrado o café menos cafeína tem, pois a água passou mais rápido pelo pó. Ela dá outra dica, agora em relação à espuma. “Um bom café expresso tem uma espuma cremosa e gruda nas bordas da xícara e mesmo mexendo o líquido com a colher ela volta a se formar”.
“Atualmente, as pessoas estão apreciando o café como o vinho, escolhem o tipo do pó, região de cultivo, marca e etc”, afirmou Stella.
Por isso, invista em bons cafés e desfrute dessa bebida que além de ser paixão nacional faz bem à saúde.
Perfil Profissional