O Senac realizou entre os dias 29 de junho e 02 de julho a Semana Nacional de Gastronomia e Turismo, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. Durante os quatro dias de evento, foram oferecidos ao público palestras, rodadas de negócios, consultorias, mostra de agricultores, cozinha show, além de um encontro nacional de chefs e a entrega do Prêmio Dólmã, o prêmio máximo da gastronomia brasileira.
Entre as palestras, foi possível conhecer um pouco mais sobre a tendência do momento, o Food Truck. Traduzido do inglês, “caminhão de comida” ou carro de comida, é um espaço móvel que transporta e vende comida. A nova onda da gastronomia mundial, que vem transformando o conceito de comida de rua.
Ainda foi possível saber mais sobre temas como: negócio de garagem, negócio sobre rodas, orgânicos saudáveis, segurança alimentar, qualificação de serviços e pessoas, entre outros. Serão quatro dias intensos de atividades nos três períodos, com receitas da cozinha show do Senac, que vai ensinar a preparar barrinhas saudáveis, batata pantaneira, nhoque de mandioca, doce de tomate, entre outras, além de apresentar a tendência slow food, um conceito de alimentação que defende a importância de comer bem e devagar, para poder apreciar uma comida bem elaborada e também o momento da refeição.
O evento contou também com a participação de parceiros como Sebrae, que levará dicas e orientações para empreendedores; da Famasul, que organizou a participação de agricultores da região, que farão exposição de seus produtos em uma minifeira; além de diversas empresas ligadas ao turismo e à gastronomia no Estado. Quem foi ao evento também teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cozinha de uma comitiva pantaneira, que proporcionará ao público atrações culturais e degustações.
A Semana de Gastronomia contou ainda com a presença de 17 chefs de várias regiões do País, que participaram do Encontro Nacional de Chef’s (Enchefs), e apresentaram aulas show, com pratos variados. Para o diretor do Senac/MS, Vitor Mello, o evento foi um marco para os setores de gastronomia e turismo de Mato Grosso do Sul. “Somos um estado com turismo forte e uma gastronomia muito presente no cenário nacional e um evento como este só vem a fortalecer ainda mais este setor tão importante para o desenvolvimento da economia do nosso Estado”, afirma.
Perfil Profissional