Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. E é pensando nisso que o McDonald’s tem recolhido, por mês, cerca de 750 litros de óleo usado dos restaurantes em Campo Grande.
Hoje, a empresa recicla o óleo usado na fritura das batatas e nuggets, entre outros produtos, justamente para preservar o meio ambiente. Na Capital, o descarte incorreto do óleo poderia por em risco as microbacias da região. Campo Grande é banhada por 33 córregos, além do Rio Anhanduí.
Levantamentos nacionais apontam que cada litro de óleo descartado incorretamente pode poluir até 20 mil litros de água. Dos restaurantes de Campo Grande, por ano, são recolhidos cerca de 10 mil litros de óleo.
“Nossa preocupação é preservar o Meio Ambiente todos os dias. Campo Grande está sobre o Aquífero Guarani, que é um verdadeiro patrimônio. Por isso, nossa responsabilidade é ainda maior. Cada litro de óleo que não é descartado aleatoriamente significa muito para a natureza”, afirma Leonardo Lima, Diretor de Sustentabilidade da Arcos Dorados.
Quando descartado de qualquer forma, o óleo de cozinha pode chegar aos córregos e rios. Por ser mais denso que a água, o óleo fica na superfície, impedindo a entrada de luz, o que causa a morte dos organismos aquáticos. Quando chega ao solo, o óleo pode impedir o escoamento da água.
O óleo recolhido nos restaurantes do McDonald’s em Campo Grande é levado para São Paulo, onde passa pelo processo de transformação em biodiesel. Parte do biodiesel é incorporada no combustível da frota de distribuição que permite percorrer cerca de 450.000 quilômetros por ano.
Perfil Profissional