Alfajor (em castelhano “alfajor” alfa’xor) é um doce tradicional da Espanha, Argentina, Chile, Peru, Uruguai e outros países ibero-americanos. O nome vem do árabe al hasu e significa recheado.
Doce composto de duas ou três camadas de massa, que após assadas devem ser levemente crocantes e macias, quase esfarelando, mas firmes, e com recheio de doce de leite, coberto com chocolate derretido ou polvilhado com açúcar de confeiteiro. Com o passar dos anos, entretanto, a receita tradicional foi perdendo espaço para sabores de alfajor novos e exóticos.
Muito popular na Argentina, o doce é considerado um ícone da cultura do País, onde são consumidos seis milhões de alfajores todos os dias de mais de uma centena de marcas.
No Uruguai experimentamos vários tipos. Até gelado, como já publicamos aqui. Fomos ao supermercado e compramos diversas marcas. O meu preferido sempre foi o Milka, até de time de futebol existe alfajor.
Os uruguaios também fabricam com cobertura de chocolate branco e até triplo, com três camadas de massa, bemmm gostoso.
É sempre bom fazer umas comprinhas nos supermercados locais, assim é possível ver como é a realidade de cada país e suas peculiaridades.
Perfil Profissional