Curiosidades da culinária


Afinal, como o milho vira pipoca? Por que não existe comida naturalmente azul? Você pode não se dar conta enquanto come, mas o mundo gastronômico esconde uma série de segredos e curiosidades que, quando descobertos, podem até mudar o que você coloca ou não no prato. Por isso, o Apetite de Luxo listou 05 curiosidades! Vamos lá…


1- Como o grão de milho vira pipoca?


Além de seu material genético, o milho é composto de água e amido. Quando o grão é colocado na panela ou micro-ondas, a água vira vapor e empurra a casca. Ao mesmo tempo, o amido aumenta de tamanho, deixa de ser sólido e fica com consistência de gelatina. A pressão é tanta que a casca estoura e, em contato com o ar, a “gelatina” se solidifica, formando a pipoca. 

2-Existem comidas afrodisíacas?


Alguns casais apostam em jantares e lanchinhos caprichados na tentativa de esquentar o clima, mas a verdade é que não existem alimentos com propriedades afrodisíacas. Alguns alimentos tem comprovação energética, melhorando o desempenho em atividades físicas, como guaraná, catuaba, chocolate e amendoim. Ou seja, não é que os alimentos energéticos são estimulantes sexuais, mas podem proporcionar mais energia na prática sexual, já que também se trata de uma atividade física.


3- Por que não existe comida naturalmente azul?


Tudo bem, você pode já ter comido um cupcake com cobertura azul ou um pirulito da mesma cor, mas os alimentos azuis só existem por causa dos corantes. Existe uma explicação bioquímica para este fato. Os pigmentos que conferem cor azul são mais sensíveis à luz solar e se degradam mais facilmente do que outros pigmentos. Essa sensibilidade fez com que outros alimentos evoluíssem e originassem novas espécies, enquanto os azuis iam ficando cada vez mais raros. Ainda assim alguns alimentos são dessa coloração, como o mirtilo, que possui antocianinas, uma substância antioxidante.

4 – Qual a diferença entre diet e light?


Light quer dizer redução e diet quer dizer isenção. Assim, todo produto light tem que ter pelo menos 25% de redução de um ingrediente quando comparado ao original, que pode ser sódio, gordura, colesterol ou açúcar. Para ser considerado light, o produto que quer ganhar o título tem que ter no máximo 75 calorias. Nas prateleiras de supermercados, os produtos light mais comuns contêm redução de gordura e por isso acabam se tornando menos calóricos e mais indicados para dietas, mas nem sempre um produto light quer dizer menos calorias.

Já o produto diet é indicado para pessoas com dietas específicas, porque é necessário retirar 100% de um ingrediente para que o produto tenha esse rótulo. Em sua maioria, o ingrediente escolhido é o açúcar.
5 – Por que é mais rápido cozinhar miojo que macarrão? 


O que explica o preparo rápido do miojo é o pré-cozimento. O macarrão instantâneo é feito com a mesma massa do tradicional, mas em sua fabricação ele é cozido, frito e conservado. Com isso, o miojo chega semi-pronto ao fogo e pode ir para o prato em três minutos. Tudo bem, pode ser prático, mas apesar de mais rápido, esse processo deixa o produto final mais calórico para o consumo.

Fonte: Site Terra

Deixe um comentário