Após descongelado, um alimento não pode ser congelado novamente?
|
Foto: Getty Images |
Verdade: de acordo com a nutricionista Paula Castilho, o ideal é não congelar mais o alimento. Isso porque, ao descongelar, ele já está mais propenso à contaminação por bactérias, então deve ser consumido na hora.
Legumes congelados perdem as propriedades?
Foto: Getty Images |
Verdade: apesar de a resposta ser afirmativa, Paula avisa que a perda de propriedades é muito pequena. “Para quem não tem tempo, é preferível comer legumes congelados a simplesmente não comer”, explica. Sendo assim, o congelamento de vegetais está liberado, mas para quem quer garantir um resultado ainda mais saudável, o ideal é congelar o alimento puro, e não os industrializados, vendidos em saquinho. “São riquíssimos em conservantes”, explica.
Alimentos congelados não vencem?
Foto: Getty Images |
Mito: Celso reforça que a presença do ar nas moléculas permite o processo de oxidação até mesmo em baixas temperaturas. “Dependendo do alimento, recomendamos o consumo em no máximo três meses”, completa Paula. Uma dica para prolongar a conservação é limpar o freezer quinzenalmente, para não criar gelo, e ficar atento à temperatura, que deve sempre ter como parâmetro o alimento que exige menor temperatura. Confira os padrões abaixo:
Carne e frango – até 4°C
Peixes – até 2°C
Hortifruti cru – 8°C
Hortifrútis cozidos – 4°C
Embutidos e laticínios – até 4°C
Molhos – até 6°C
Bebidas em geral – até 10°C
Fonte: site Terra
Perfil Profissional